sexta-feira, 23 de março de 2012

A arquitetura orgânica de Zaha Hadid - MAXXI - Roma, Itália.

Admiro muito Zaha Hadid. Aliás, qual mero mortal que gosta um pouquinho de arquitetura não admira?
Mas minha admiração vai além de seus projetos incríveis, formatados no conceito da arquitetura orgânica, que utiliza formas dinâmicas e sinuosas para compor seus espaços (conceito esse que teve como principal defensor Frank Loyd Right, sendo o  Museu Guggenheim de Nova Iorque seu projeto mais expressivo, no início desse movimento arquitetônico), também pela sua participaçao no mundo do design sendo de objetos ou moda. Além de tudo é uma das melhores, senão a mais importante  figura feminina em uma classe predominantemente masculina - a dos grandes arquitetos, renomados mundialmente.
O projeto  MAXXI - Museum of XXI Century Arts possui linha sinuosas, que proporcionam flexibilidade de ambientes e usos, objetivando uma maior interação entre eles e o acesso universal, disponível a qualquer pessoa. Foram criados em seu interior, espaços multidisciplinares voltados para o design, moda e arquitetura, sem ambientes claramente delimitados e paredes que se cruzam formando os ambientes externos e internos. 




O lobby  interliga os vários níveis do museu e dá acesso a todas as galerias.






























Em todos os projetos de Zaha Hadid o interior se conecta com a arquitetura, formando uma só unidade. A impressão é que as paredes se projetam para o interior dos espaços, "abraçando" o edifício  e distribuindo o fluxo através delas.
Veremos mais projetos da arquiteta adiante no blog. Para ver agora, acesse: http://www.zaha-hadid.com/ ou para quem tem smartphone o MAXXI tem um aplicativo todinho dele disponível no sistema android. 
Bye,
Carol























Um comentário: